top of page

Muitos invertebrados marinhos, não tem a capacidade de locomoção e ficam fixos no chão. Curiosamente, estes invertebrados sustentam um dos ecossistemas com maior biodiversidade e importância do mundo. Mesmo possuindo uma grande importância ecológica, sofrem várias atividades humanas cotidianamente. Além de impactos que todos conhecem, como a poluição marinha e a sobrepesca, há ainda fatores que podem atingir suas populações, mas que são desconhecidos da ciência. A luz artificial noturna de cidades costeiras, portos e navios é uma perturbação ainda não examinada, que pode interferir em padrões desses animais. Para estes invertebrados, a luz natural regula algumas atividades como a desova e recrutamento larval.

​

    Foi realizado um experimento por Thomas Davies, um ecologista da comunidade da Universidade de Exeter, no Reino Unido para analisar a influência que a iluminação de LED tem sobre a colonização de animais sesseis e animais que possuem um estágio de sua vida móvel. Foram implantadas placas expostas a iluminação artificial e algumas sem iluminação para controle, em uma balsa flutuante no Estreito de Menai, Reino Unido, que simulavam substratos para a colonização. Quando chegou ao fim da época de colonização, essas placas foram observadas para ver o quanto da área das placas tinha sido colonizada. Percebeu-se que houve uma diferença significativa sobre os animais que colonizaram nas placas de testes e as placas que possuíam iluminação artificial.  Algumas espécies tiverem a colonização reduzida e outras tiverem até a colonização interrompida. Mas houve exceção com alguns vermes da Classe Polychaeta, que tiveram resultados positivos na colonização com a iluminação de LED.

   

    Já se sabe do impacto que a iluminação noturna tem sobre alguns eventos como a navegação e sobre animais como aves e tartarugas. Essa foi a primeira evidencia de que a iluminação noturna pode alterar comunidades marinhas. Concluiu-se que a iluminação noturna pode alterar essas comunidades e já pode estar alterando, porque iluminação de LED está cada vez mais dominando o mercado nacional. Com isso, ações corriqueiras de ascender uma luz podem estar prejudicando um dos maiores ecossistemas, e nos nem temos o conhecimento devido sobre esses fantásticos animais.

​

​

​

​

Março/2016

Autor(a): Ranielly Miranda de Souza

​

Para saber mais:  Davies, T. W.; Coleman, M.; Griffith, K.Jenkins, S.R. 2015. Night-Time lighting alters the composition of marine Epifaunal communities. Biology Letters. 11(4): 1-5 DOI:  http://rsbl.royalsocietypublishing.org/content/11/4/20150080

Iluminação noturna: benéfica ou prejudicial ao ecossistema marinho?

© 2016 por Instituto de Biociência - UFMT. Orgulhosamente criado por Yanka Valéria

bottom of page