
Um site para a divulgação científica das Ciências Biológicas
Provavelmente você já se deparou com a expressão “Memória de Elefante”, usada comumente para pessoas com uma ótima memória e inspirada na excelente capacidade destes animais. Saiba que estes não são as únicas espécies do reino animal que possuem esta habilidade extraordinária. Segundo estudos realizados por cientistas da Universidade de Georgetown, as mariposas têm a capacidade de reter informações de quando eram lagartas. Nos experimentos realizados as lagartas recebiam um choque elétrico e eram expostas a um odor, os pesquisadores observaram que as borboletas adultas se lembravam do odor e o evitavam.
​
Existem alguns tipos de insetos que sofrem mudanças radicais para se transformarem em seres adultos. Essas mudanças não são apenas físicas, mas também de estilo de vida e alimentação. Mas sempre ficava aquela dúvida: “será que essas mudanças afetam o animal em um nível mais profundo? Os cientistas então realizaram diversos testes com lagartas em diferentes estágios de desenvolvimento. Primeiro expuseram as cobaias a um odor e não houve qualquer repulsa, em seguida uniram o odor a um choque elétrico. Eles observaram que depois de oito sessões de treinamento com a associação do odor com o choque, houve uma aversão ao cheiro por parte das lagartas.Na segunda parte da experiência, as lagartas que participaram da primeira fase do teste já transformadas em mariposas foram testadas. Surpreendentemente as mariposas demonstraram a mesma aversão quando expostas ao odor.
Os cientistas concluíram que o comportamento apresentado representa aprendizagem associativa verdadeira, e a memória adquirida no estágio larval sobreviveu a metamorfose, perdurando quando os indivíduos já eram mariposas. Memórias da época da infância são comuns, mas estamos falando de insetos, com um sistema nervoso bem mais simples que os humanos. Logo, além de uma interessante curiosidade, essa longa memória pode explicar como borboletas sabem escolher as espécies certas de plantas na hora de colocar seus ovos.
​
​
​
​
Março/2016
Autor(a): Juliana Volpe
​
Para saber mais: Texto feito a partir do artigo “Retention of Memory through Metamorphosis: Can a Moth Remember What It Learned As a Caterpillar?” dos autores: Douglas J. Blackiston, Elena Silva Casey, Martha R. Weiss, da universidade de Georgetwon. Publicado na revista PLoSone em março de 2008.